Aqui tem

Ju Sobral

Blog com informações, dicas e atualidades sobre a dança do ventre, Voltado para alunas, profissionais e curiosos

Friday, May 09, 2014

A Bailarina se torna mãe


Quando você é Bailarina tem uma profissão com horários malucos, total falta de rotina e um mundo inteiro de opções de trabalho.
Quando você é Bailarina e se torna mãe, tem que conciliar seus horários malucos com os horários de seu filho, ajustar sua falta de rotina à rotina da criança e escolher um mundo mais reduzido de trabalho.
É possível?
Eu tenho experiência com isso e vou dizer: sim, é possível!
Muitas meninas questionam a maternidade quando querem se tornar profissionais, e outras, já em estágio profissional, perguntam se "vale a pena" abdicar de projetos profissionais para se tornarem mães.
Quando fiquei grávida, estava me preparando para me lançar ao mercado com mais força, me jogar e me colocar como "disponível" para quem quisesse me contratar. Bum! Engravidei....
Aquilo não me desmotivou, mas fui aos poucos focando na minha maior criação: a gestação.
Não abandonei a dança, pois, ainda bem, trabalhava num local onde foi possível continuar dando minhas aulas até o 8º mês de gravidez.
E foi uma delícia! 
As alunas participavam da minha gestação, dancei na medida que meu corpo permitia e acabei encontrando outras formas de movimento.
Tive um parto incrível (normal) e bastante apoio antes e depois do nascimento do Enzo.
Isso é de suma importância quando você decide (ou acontece) ter filhos.
Pense se ao seu lado, existem pessoas que vão auxilia-la nas tarefas, se onde você trabalha haverá respaldo e compreensão para suas eventuais faltas, e por fim, se é realmente o que você quer, afinal, muda tudo, mesmo!
Tudo: o corpo, a cabeça, as amizades, a forma como enxerga as coisas, os seus valores, suas perspectivas futuras.
E isso vale também para outras profissões.
O que muda, em nosso caso, é que por sermos, na grande maioria, prestadoras de serviço, alguns benefícios como licença maternidade e convênio médico, são inexistentes. Tudo fica por nossa conta e isso deve ser pensado também.
Voltar a dançar depois do resguardo não foi das tarefas mais fáceis. O corpo tinha outro eixo, o mercado muda em um mês e daí surge uma nova adaptação.
Nada que seja impossível. Depende de sua organização e força de vontade.
Volte com calma, reorganize seu tempo, tenha paciência. Peça ajuda quando precisar. 
Lembre-se que nessa profissão é possível ter horários mais flexíveis!
O que posso dizer é que ser mãe é das coisas mais prazerosas da vida.
Hoje, tenho uma família linda, muito apoio de meu marido, um filho maravilhoso e estou no mercado trabalhando como e com o que eu gosto. Não tenho frustrações. Não acho que perdi tempo.
Quer se mãe? Seja!
Ser mãe é transformador, me tornou uma pessoa melhor, com certeza.

Para as Mamães Bailarinas, para as Mamães das Bailarinas, para as Mamães de todo mundo:

Feliz Dia das Mães!








No comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...